Acer palmatum "Beni-tsukasa". Bom Acer Beni tsukasa, caducifólia. Suas folhas surgem na primavera em tons de amarelo pêssego brilhante, mudando para rosa e vermelho com alguns tons esverdeados. No verão suas folhas adquirem tons suaves de verde, finalmente se transformando em uma cor de outono de tons alaranjados e vermelhos. Enviamos-lhe este bordo japonês, cultivado num vaso de 1,5 litros e 30/40 cm de altura.
Este bordo japonês é uma planta arbustiva de tamanho médio que pode atingir 5 metros de altura nas melhores condições de cultivo, embora exemplares menores entre 2,5 a 3,5 metros de altura e depois de alguns anos.
Tem hábito ereto e arredondado. Os notáveis tons de cores desta planta a tornam uma variedade especialmente marcante.
Na primavera, as pequenas folhas são de um tom vermelho-alaranjado ou pêssego brilhante e, à medida que amadurecem, a cor muda para tons delicados de rosa e vermelho com tons esverdeados.
Algumas folhas têm fortes veios amarelo-esverdeados que aparecem na mistura de vermelho e rosa. No início do verão, as folhas ficam verdes com leves manchas, passando para verde médio. A cor do outono é um vermelho escuro antes que as folhas caiam.
Para obter uma melhor coloração de sua folhagem, recomendamos colocá-lo em meia sombra, embora tolere pleno sol em áreas mais temperadas, enquanto nos climas mais quentes, devemos localizar este bordo em uma área parcialmente sombreada.
Esta variedade de bordo japonês é uma espécie bastante rústica, suporta bem o frio e as geadas, podendo chegar a -15ºC.
Gosta de solos ricos em matéria orgânica, com bom frescor, úmidos e com boa drenagem. Tolera bem praticamente todos os tipos de solos, mas favorece os solos com pH neutro ou ligeiramente ácido.
Como não tolera bem as secas, devemos manter a umidade do solo, sem encharcar, por isso é aconselhável regar moderadamente, sendo um pouco mais frequente nas épocas mais secas ou quentes.
As cores marcantes que esta casta apresenta fazem-nos procurar um espaço centrado no nosso jardim. É ideal para pequenos jardins e para cultivo em vasos.
Variedade de bordo japonês indicada para a formação de bonsai.
Como curiosidades contamos que o Acer palmatum "Beni tsukasa" foi galardoado com o prestigioso Garden Merit Award da Royal Horticultural Society pelas suas excelentes qualidades.