Acer palmatum Jerre Schwartz. Espécime de bordo japonês com folhas decíduas que surgem na primavera com uma cor rosa avermelhada, que se transformará em uma cor verde bronze. Com o avanço da primavera esse verde bronze vai ficando com um tom mais esverdeado. No outono, as folhas adquirem um tom avermelhado. Enviamos-lhe este bordo cultivado num vaso de 3 litros e uma altura de 40/50 cm.
As folhas deste bordo são pequenas, com cinco a sete lóbulos estreitos, e dividem-se quase até à base. Cada lóbulo tem uma ponta afiada e margens visivelmente dentadas. O lobo central às vezes é diferenciado por ter uma ponta arredondada e encurtada.
As folhas emergentes de Acer palmatum Jerre Schwartz emergem de um vermelho rosado brilhante, depois ficam mais escuras, vermelho-arroxeadas no verão e frequentemente verde-bronzeado mais tarde. A cor do outono é escarlate brilhante, os caules curtos e finos das folhas são vermelho brilhante.
Quanto ao tamanho final deste bordo japonês, no estado adulto costuma atingir tamanhos entre 130 e 150 cm tanto em altura como em largura, podendo atingir até 2 metros nas melhores condições de cultivo.
Esta variedade de bordo japonês suporta temperaturas frias e geadas não muito longas, atingindo temperaturas mínimas até -15ºC.
É uma espécie bastante tolerante a todos os tipos de solos, mas gosta principalmente de solos com pH ligeiramente ácido ou neutro. Adapta-se melhor a terrenos frescos e com alguma fertilidade.
Não toleram bem as secas, pelo que é melhor manter o substrato com uma certa humidade mas sem encharcar, com regas moderadas, sendo mais frequentes nas épocas mais quentes.
Quanto à exposição, encontre um local com sombra parcial ou sol pleno, se você mora em uma zona de clima temperado. Nos climas mais quentes, seu local ideal é à sombra parcial e protegido de ventos fortes e secos, para evitar danos às folhas delicadas e impedir seu posterior desenvolvimento.
Este bordo japonês é ideal para qualquer tipo de jardim, mas se tem um pequeno jardim ou um grande pátio, é a variedade ideal.
É adequado para crescer tanto em vasos como em floreiras, para colocar em terraços ou varandas.
Acer palmatum Jerre schwartz é adequado para a formação de bonsai.