Acer palmatum Mikawa Yatsubusa. Este bordo japonês cresce muito lentamente e tende a ser muito pequeno e ramificado, o que o torna uma espécie muito procurada para bonsai. ✅ Enviamos-lhe estes bordos enraizados em vasos para transplante..
Este bordo japonês "Mikawa Yatsubusa" tem folhas sobrepostas como telhas, sendo de cor amarelo-esverdeado claro quando surgem pela primeira vez e agrupadas nas extremidades dos rebentos quando são novas e estas ficam com um verde médio na face no verão.
As folhas mais externas apresentam pontas vermelhas muito brilhantes nas finas serrilhas das margens e com a chegada do outono veremos belos tons de amarelo a vermelho intenso.
As folhas são pequenas e ligeiramente mais compridas do que as dos outros bordos do grupo dos anões e possuem cinco a sete lóbulos moderadamente divididos. Cada lóbulo é oblongo-ovalado, com uma ponta longa, triangular e afilada. A base da folha é plana, fazendo com que todos os lóbulos apontem para a frente.
Os nós das folhas estão próximos uns dos outros e os novos rebentos são muito curtos e grossos. Isto torna-a uma planta pequena, muito densa e compacta, ideal para o cultivo de bonsai. Variedade muito resistente e extremamente tolerante ao calor. Vencedor do Maple do Ano 2015.
Bordo do grupo dos anões que pode atingir entre 120 a 150 cm ao fim de 15/20 anos e em boas condições de cultivo.
Variedade de bordo japonês que pode ser colocada em pleno sol (se estiver em clima temperado) ou sombra parcial (para climas mais quentes).
Evite o cultivo se estiver à beira-mar, pois os ventos fortes e as condições de seca podem de alguma forma danificar a folhagem.
É uma espécie que resiste bem ao frio e também às geadas, chegando até aos -15ºC.
Tolera bem praticamente todo o tipo de solos, arenosos, argilosos ou franco-argilosos, mas sobretudo prefere solos frescos, húmidos, férteis e ricos em matéria orgânica e com boa drenagem.
Gosta de solos com pH ligeiramente ácido ou neutro.
É importante manter a humidade no substrato, pelo que se deve fazer regas moderadas, mas mais frequentes nas épocas mais quentes do ano, evitando ainda o alagamento.
É uma espécie ideal para plantar em vasos, pequenos locais de jardim, jardins ornamentais, em pequenos grupos ou isoladamente.
🔝 Variedade muito procurada para a formação de bonsai devido às suas pequenas dimensões e impressionantes cores outonais.