Sophora japonica, uma árvore original de grande beleza conhecida como árvore do pagode ou sofora japonica. Espécie decídua, com folhas verdes e inflorescências muito vistosas com numerosas flores brancas cremosas.
Sophora japonica é uma espécie nativa da China, embora seja amplamente cultivada no Japão e também na Europa, devido às suas fáceis exigências e cuidados. Os nomes mais conhecidos são acácia japonesa ou árvore de pagodes.
É uma árvore que, dependendo do local de cultivo, varia em altura.Na Europa, onde é introduzido, pode medir de 8 a 10 metros. Por outro lado, em sua área de origem, atinge de 15 a 25 metros de altura, com uma coroa larga, arredondada e muito globular.
O troncoé reto e fino, com uma casca marrom-acinzentada que escurece com o tempo, quando se torna áspero e com fissuras verticais. Os galhos são verdes, de forma cilíndrica, sem pubescência.
As folhas, de cor verde, expiram e são longas, podendo atingir 30 centímetros de comprimento. Na base, são mais largas e arredondadas, mas no extremo oposto terminam em um ponto.
A inflorescência é vistosa. É altamente ramificado e é composto por inúmeras flores brancas cremosas, com um pouco de aroma agradável que nascem no verão. Eles atraem muitos insetos, especialmente abelhas; É considerada uma boa planta de mel. Quando as flores caem, elas ficam amareladas sob a copa das árvores, o que dá uma bela vista. Uma diferença com a acácia verdadeira, ou seja, do gênero Acacia, com a falsa acácia (Robinia pseudoacacia) ou com a acácia de três espinhos (Gleditsia triacanthos), é que as flores de Sophora japonica não abrem apenas na maturidade (indeiscente).
Sophora japonica pertence à família das leguminosas.Refere-se às frutas, legumes carnudos que, neste caso, contêm 6 pequenas sementes. No início, são verdes e depois ficam marrom amarelados.
Não é uma árvore de vida muito longa, vive entre 120 e 160 anos.
Se cobrirmos os requisitos básicos de Sophora pendula, alcançaremos um crescimento rápido, como é característico da espécie.
Como a exposição ao sol. É uma planta tolerante ao frio, calor e seca. Ele suporta a poluição das cidades e também serve como uma árvore de boa sombra nas cidades. Por fim, tolera a proximidade do mar.
Os solos que a acácia japonesa prefere são os argilosos, mais ou menos férteis e bem drenados. No entanto, também suporta solos pobres.
O solo encharcado por um longo período de tempo ou compactado não é favorável.
Ramos de grande diâmetro não devem ser cortados para evitar apodrecer. Além disso, causará declínio geral da amostra e reduzirá drasticamente sua vida útil. Apesar desse detalhe, ele suporta bem a poda.
Os afetos que a acácia do Japão pode sofrer são:
- câncer no córtex. É causada por um fungo que entra em feridas causadas por poda ou rachaduras, algumas delas são Poliporus ou Nectria. É visível por amassados ou partes globosas geralmente de cor avermelhada. As folhas ou galhos afetados devem ser removidos.
- Armillaria mellea é outro fungo favorecido pelo excesso de umidade no solo, podendo causar podridão e asfixia nas raízes.
Em relação às pragas, cochonilhas e pulgões podem aparecer, mas eles não são um grande problema e a espécie geralmente está livre de pragas.
O maior uso é para madeira. Caracteriza-se por ser bastante difícil e fácil de trabalhar. Por esse motivo, é usado em carpintaria e carpintaria. Além disso, é leve e geralmente não é danificado por insetos.
No passado, a casca e os botões de flores eram usados no Oriente para obter um corante amarelo com o qual tingiam as roupas do Imperador do Japão.
Em relação a outras partes da árvore, a casca e os frutos são muito tóxicos, não comestíveis, embora um composto seja obtido em medicamentos com propriedades anti-hemorrágicas. Por exemplo, quando as folhas caem em lagoas no outono, as águas laxantes retornam.
Também é amplamente utilizado como ornamental em parques, jardins. É plantada isoladamente ou em alinhamentos de ruas para proporcionar sombra. É escolhida por sua resistência e cuidado, além de mostrar suas flores em um momento que outras espécies não o fazem mais.
Ao longo do artigo, notamos que a acácia é mencionada como se fosse japonesa. No entanto, à medida que avançamos na introdução, é uma espécie nativa da China, alguns autores argumentam que também é da Coréia. Mas como é altamente cultivado no Japão, até o seu epíteto (Japão) recebe o nome desse país. O gênero combina características desse grupo (árvore ácida, adstringente e leguminosa).
Outro nome comum é árvore de pagode, que se refere ao fato de que no leste da Ásia seu cultivo é tradicional, juntamente com templos e cemitérios.
No caso da Europa, Sophora japonica foi introduzida em meados do século XVIII pelo botânico francês Jussieu. De qualquer forma, não foi até o século XX que o cultivo em massa começou. Na Península Ibérica é naturalizada, embora em alguns locais seja considerada invasiva, como na Austrália, Estados Unidos e África do Sul.
Curiosamente, em lugares como Almeria, Madri, Málaga, Benalmádena ou Aranjuez existem ruas chamadas Sófora e Sóforas, aludindo à presença de Sophora.
Finalmente, em sua distribuição natural, cresce em florestas de folha caduca ao longo das margens e vales, embora em áreas onde é mais selvagem tenha mais dificuldade em se adaptar aos cursos dos rios.
es laSophora japonica pendula?
Buenos días José Francisco, informarle de que no sería la Sophora japonica pendula. Tal y como aparece en el artículo sería la Sophora japonica (la que hace árbol) pero sin ser la variedad pendular. Muchas gracias por su consulta y un saludo desde el vivero!
Buenas tardes!! Tendrían ya disponibles Sofora pendula? Y Morus alba pendula? Muchas gracias!!
Buenos días Lorca, siento indicarle de que actualmente no disponemos de Sofora pendula ni tampoco de Morus alba pendula. Tomo nota de su email y de la petición de especies y en caso de que localicemos algo nos ponemos en contacto con usted. Muchas gracias por tenernos en cuenta. Saludos.
Pueden conseguir una sophora japonica PENDULA?.
Buenos días Cándido, actualmente no disponemos de producción en nuestro vivero de la variedad Sophora japonica Pendula. Quizás para el otoño-invierno podamos conseguirle algún ejemplar. Si nos contacta para esas fechas se lo tramitamos sin ningún compromiso. Gracias por tenernos en cuenta y un saludo!
Tengo una sophora japonica desde febrero q ya medira 2.50 aprox y el tronco tendra 6 cm de ancho aprox.Salieron las hojas pero ahora estoyobservando que en mayo se estan secando las hojas.y las ramitas caen hacia abajo.La regue abundante pero no mejora.Siguen secandose las hojas.Os agradeceria me dierais consejo.En el vibero me dijeron que la regase ya q solo la tenia con el agua de lluvia.Supongo q sera bueno le corte las ramas feas o q las quite directamente.
Buenos días Maite, para poder ver mejor el problema si nos puede enviar alguna foto lo miraremos muy gustosamente. La Sophora japonica es una especie bastante adaptable pero sobre todo prefiere terrenos fértiles y muy bien drenados. Regar es importante pero siempre que el suelo no retenga demasiada agua y encharque ya que sería contraproducente. Luego también es aconsejable realizar una poda de mantenimiento eliminando ramas viejas o secas para que la planta pueda rebrotar de nuevo con ramas y hojas más vigorosas. Saludos y gracias por su consulta!
Me gustaría que fuera una sofora japónica pendula. Es posible?
Buenos días Victoria, lo sentimos, la especie que producimos en nuestro vivero es la Sophora japonica y no tenemos producción de la pendula. Muchas gracias por su consulta y un cordial saludo.
Planta bastante débil, veremos como evoluciona.
Fácil e prático, produto em bom estado, bom serviço, rápido e facilidade de pagamento, apenas achei caro as taxas de transporte, mas gostei da variedade e da disponibilidade obrigada
Facilidad de compra. Excelente servicio.envío en tiempo.árbol en buenas condiciones. Muy satisfecho
Como funcionam as avaliações e classificações?
As opiniões e avaliações dos produtos são feitas principalmente por clientes registrados que compraram o produto. essas opiniões aparecem com a marca "compra verificada". Em qualquer outro caso não esta marca aparece. A valorização do produto, de 5 estrelas, é obtida com a média de todas as revisões publicadas do produto. Para garantir que o informação é útil para outros clientes, comentários e classificações, como sejam positivos ou negativos, são publicados após validação prévia.