Árvores frutíferas são plantas que produzem frutos para consumo humano ou animal. Existem muitos tipos de frutas, das quais você poderá desfrutar com um investimento mínimo e um pouco de esforço de sua parte. Se você cuidar de suas árvores frutíferas, podar, adubar, regar e aplicar os tratamentos fitossanitários necessários para manter sua saúde, a recompensa será ótima e muito saborosa! Vale a pena, eu sei que parece que há muitas coisas a fazer, mas como os empregos são distribuídos ao longo do ano, não é tanto.
Árvores frutíferas.
Viveiro de árvores de fruto
Em nosso viveiro de árvores frutíferas, cultivamos muitas espécies e variedades. Você também pode escolher entre diferentes formatos, com plantas de diferentes tamanhos e apresentações. Se você visitar nossos viveiros, poderá ver como trabalhamos e cuidamos de nossas árvores. Estamos em um lugar no meio do campo, cercado pela natureza, se você vier, certamente gostará.
Se estivermos longe de você, você terá que se contentar em comprar em nosso viveiro on-line, não poderá tocar nas árvores frutíferas durante as compras, mas espero que seja uma boa experiência. Estamos atualizados sobre todos os regulamentos de segurança de dados e navegação.
✔️Quais árvores de fruto precisam ser felizes
Plantar algumas árvores frutíferas não é o mesmo que plantar uma plantação comercial com milhares de árvores nas quais apostamos grandes quantias de dinheiro. Para nosso próprio consumo, não importa que os frutos sejam perfeitos, nem que tenham um certo tamanho. O mais importante é que a fruta é uma fonte de saúde, que não carrega resíduos de pesticidas, que gastamos pouco em cuidar deles e que eles nos proporcionam grandes momentos de felicidade quando afundamos os dentes neles :-).
Portanto, é importante conhecer um pouco as necessidades das árvores frutíferas antes de plantá-las. Qualquer espécie de fruto, para produzir frutos em quantidade e qualidade, precisa de condições climáticas e do solo adequadas para o tipo de fruto que deseja produzir.
Clima
Há uma série de condições que determinarão quais espécies ou mesmo quais variedades podemos plantar a partir da mesma espécie. As temperaturas, acima e abaixo, as horas de sol, as chuvas e sua distribuição ao longo do ano, devem ser levadas em consideração. Se é uma área onde granizo, neblina é comum ou se o local é muito ventoso, também deve ser considerado.
Temperaturas extremamente altas no verão e acompanhadas por ventos fortes podem causar danos às nossas árvores frutíferas, desidratando as folhas mais rapidamente do que a seiva sobe, secando-as.
Nas maçãs, podem aparecer danos na face da fruta mais exposta ao sol. Esta área será mais facilmente colonizada por fungos que causam podridão antes do tempo.
Temperaturas muito baixas, especialmente na primavera, podem causar danos às flores e outras partes da planta. A época da brotação da primavera é quando a árvore frutífera é mais sensível à geada.
O melhor método para proteger nossas árvores frutíferas da geada é a água. A irrigação deve ser feita com o melhor tamanho de gota possível. A água que está nas plantas, quando a temperatura cai, congela. No processo de congelamento, dá calor à planta e ao mesmo tempo isola-a do ar frio.
Horas de luz
A luz solar é o combustível que permite que as árvores de fruto convertam a seiva bruta que as raízes enviam para as folhas em seiva elaborada. Sem luz, não há árvores de fruto.
Para que os frutos cresçam e amadureçam bem, é necessário que a árvore receba um bom sol. Então, encontre um local o mais brilhante possível.
Se for uma colina, em áreas altas as árvores se beneficiam de mais luz, mas o solo geralmente é mais fino e com menos nutrientes. Quanto mais alto o vento pode ser mais forte e causar danos. Uma orientação ao meio-dia é ideal
O chão
Um dos fatores mais determinantes para o sucesso de suas árvores frutíferas é o solo. Escolha o local da sua trama onde é profundo, não enche, rico em nutrientes e matéria orgânica.
Solos muito argilosos geralmente não são os melhores para a maioria das árvores frutíferas. Solos mais soltos são preferidos, mesmo que secem mais facilmente. Caso o seu jardim tenha solo argiloso, você pode melhorá-lo adicionando matéria orgânica na forma de estrume ou casca de pinheiro esmagada. Eles não molham tão facilmente e melhoram a nutrição da planta.
Para solos muito soltos, você também deve adicionar matéria orgânica, neste caso, aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes. Em geral, para qualquer cultura e tipo de solo, a adição de matéria orgânica é sempre positiva.
Outra questão é a acidez, conhecida como pH. Em uma escala de 1 a 14, se um solo tem pH 7, consideramos um solo neutro. De sete em diante são solos ácidos e de sete em diante são básicos ou calcários. Extremos são sempre ruins para a maioria das árvores, pois existem muitos nutrientes que ficam bloqueados e não podem ser absorvidos pelas plantas. Para árvores frutíferas, um pH entre 6 e 8 é um bom número.
Esta foto é de um nashi que plantamos em nossos jardins. Fruteira muito produtiva e rústica, pois produz todos os anos sem aplicar um único tratamento fitossanitário
Compre árvores de fruto
Você está no lugar certo para comprar árvores de fruto. O processo de compra foi projetado para ser muito fácil e rápido. Em muito pouco tempo, você fará sua compra e em um dia, ou no máximo dois, você a receberá confortavelmente em sua casa.
As árvores frutíferas são sempre entregues com um rótulo onde o nome de sua variedade aparece. Ao longo do ano, existem plantas disponíveis, mas é no inverno que temos mais variedades. Se você tiver alguma dúvida sobre sua compra, estamos à sua disposição.
Preços fruteiras
Todos os preços das árvores frutíferas que você pode ver neste viveiro on-line incluem IVA. Exceto pelos custos de transporte, você não terá que pagar nada mais por suas árvores de fruto, não haverá surpresas quando passar pela caixa. Os custos de envio são de apenas 8,47 euros e, se você atingir 67 euros de compra, eles serão totalmente GRÁTIS.
Se você optar pelo pagamento na entrega, você terá uma sobretaxa de 5%, com um mínimo de três euros, que é o que a agência de transporte cobra pela administração da coleção.
Eu recomendo que você acesse a página Ofertas, é possível que, de tempos em tempos, tenhamos oferecido algumas árvores frutíferas. Tirar proveito de!
Árvores de frutas em vasos
Cultivamos árvores frutíferas em vasos para que estejam disponíveis para o plantio durante todo o ano. As mudas em vasos não sofrem com o transplante, pois preservam todas as raízes e, portanto, você tem praticamente a certeza do sucesso do seu plantio. Seja qual for a época do ano, você pode plantar árvores frutíferas em uma panela. Se você fizer isso no verão, terá que estar mais consciente da rega do que em outras estações. Com altas temperaturas, o enraizamento será mais rápido do que no inverno, e em poucas semanas você terá a árvore fazendo suas próprias coisas.
Tipos de frutas
As frutas podem ser classificadas de acordo com o tipo de fruta:
Frutas de caroço
A semente é encerrada dentro de uma estrutura rígida, o que conhecemos como "osso"
As árvores frutíferas que produzem frutos de caroço são pêssegos, ameixas, cerejas, açúcar etc. O osso interno é geralmente maior que as sementes.
Frutas com sementes
No interior, existem algumas sementes que, neste caso, não são cobertas com uma superfície dura como nos frutos de caroço. Árvores frutíferas que dão frutos com sementes são maçã, pêra, marmelo, nashis etc.
Como as árvores frutíferas se reproduzem
As árvores frutíferas podem ser multiplicadas de duas maneiras
Reprodução por sementes. É assim que as plantas se reproduzem naturalmente
Propagação sem sexo. Existem vários métodos e, em todos eles, obtemos novos indivíduos com características idênticas às dos pais.
Vamos falar primeiro sobre a reprodução sexual por sementes e ver o que ela tem para as árvores frutíferas.
Reprodução sexual em árvores frutíferas
A reprodução sexual de uma planta é quando usamos sementes para obter novas mudas. As sementes provêm dos frutos e são o resultado da união entre o pólen e o ovário das flores das árvores frutíferas.
Em muitas variedades de árvores frutíferas, as flores são auto-estéreis. Isso significa que o pólen de uma árvore frutífera não serve para fertilizar seus próprios ovários. A polinização cruzada é necessária, ou seja, o pólen de uma árvore atinge as flores de outras árvores frutíferas ao redor.
Esta polinização cruzada é alcançada graças à ação dos insetos e do vento. Portanto, a presença de abelhas é um fator muito importante para melhorar a produção de frutos.
Ok, vamos ao cerne da questão. As sementes nos ajudam a obter novas árvores de fruto? A resposta é que, com algumas exceções, as sementes não serão usadas para obter uma nova fruta, exceto em algumas exceções, como nozes e alguma variedade de pêssego e ameixa.
O que acontece quando os grãos de pólen se unem aos ovários é que as características genéticas não são preservadas. O que obtemos é algo semelhante, mas não é o mesmo. Você pode plantar as sementes de uma macieira dourada, mas tenha certeza de que o que sair dela não será uma macieira dourada. Pode parecer, mas em nenhum caso será o mesmo.
Isso acontece com as árvores frutíferas, assim como com as pessoas, as crianças se parecem com os pais, mas nunca são exatamente as mesmas devido à recombinação genética da reprodução sexual.
A reprodução sexual em árvores frutíferas é de interesse para a obtenção de plantas nas quais enxertar as variedades que queremos produzir. Uma muda obtida a partir da semente é o que chamamos de padrão franco. Os padrões de Frank são geralmente bastante vigorosos e resistentes a doenças. Essa resistência a doenças é maior se usarmos sementes provenientes de árvores silvestres do que se usarmos sementes de variedades cultivadas.
Dada a variabilidade genética que ocorre nesse método de reprodução, é uma boa opção para a obtenção de novas variedades.
Propagação assexuada ou vegetativa
Nesse tipo de propagação, as flores não entram mais em jogo. Aqui, o que vamos obter, por diferentes sistemas, é um indivíduo geneticamente exato para os pais. Duas árvores não estão mais em jogo na polinização cruzada, obteremos novas árvores frutíferas que vêm apenas de uma única árvore.
Os métodos de propagação vegetativa são:
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades