A castanha híbrida é uma das nossas especialidades no nosso viveiro na Galiza. Nós o produzimos pelo sistema de camada baixa, também conhecido como corte e rebaixo. A castanha Maruxa é frutada e gordurosa.
Castanha híbrida para produção de castanha.
A castanha híbrida é uma das nossas especialidades no nosso viveiro na Galiza. Nós o produzimos pelo sistema de camada baixa, também conhecido como corte e rebaixo. Abaixo eu explico como fazemos.
São clones resistentes à doença da tinta e Maruxa (clone 90.044), também parece bastante resistente ao ataque da vespa castanha asiática.
As plantas de castanheiro são servidas de raiz nua de dezembro a fevereiro e envasadas durante todo o ano. As castanhas em vasos têm de dois a três anos. Com eles, você pode obter castanhas rapidamente, promovendo a entrada em produção da castanha.
Por outro lado, usando as castanhas em vasos, você garantirá o sucesso da plantação, uma vez que os maras são praticamente inexistentes.
Plantas de castanha de baixa camada
O processo para obter mudas híbridas de castanha requer paciência e uma longa espera para começar a comercializar as primeiras plantas.
É necessário procurar uma parcela com solo adequado para o cultivo do castanheiro, que tenha uma boa espessura de terra e que não encolha em nenhum caso.
As castanhas são plantadas em fileiras bem espaçadas para permitir a passagem do trator. Uma vez plantadas, nos próximos 4 a 5 anos, as ervas daninhas precisam ser limpas e fertilizadas para se desenvolverem ao máximo.
Após esse período, os castanheiros são cortados ao nível do solo durante o inverno. Desses tocos, haverá brotos que serão as primeiras mudas a serem vendidas no ano seguinte.
As operações que realizamos para enraizar os brotos de castanha são as seguintes:
Sem folhas.
Depois que os brotos emergem e têm pelo menos 60 cm de altura média, começamos a preparar as plantas de castanheiro para o enraizamento. A primeira operação é remover as folhas ao meio, ou um pouco mais do broto. É uma tarefa que deve ser realizada com cuidado para não romper a área superior e principalmente a área de inserção com a tensão.
Ringed
Com uma máquina usada para prender as malhas de fechamento nos fios, cada castanheiro, colocamos um anel no fundo da planta. Quanto mais baixo, mais próximo da tensão, melhor. Isso favorece o acúmulo de reservas nessa área para melhor enraizamento.
Raspado
Antes do hormônio, com uma faca ou navalha bem afiada, a casca do galho é raspada um pouco para que o hormônio faça seu trabalho melhor.
Hormônio
Uma operação muito importante é a aplicação do hormônio. Brotar para brotar, com um pincel, estamos pintando na área previamente raspada. É preferível não fazê-lo em dias muito ensolarados, pois o hormônio se decompõe com o calor e a luz do sol. Uma vez pintado, deve ser contratado o mais rápido possível
Contratado
Com um trator e logo após a hormonalização, trazemos sujeira para a videira para cobrir os brotos já hormonais de castanha. Este trabalho deve ser concluído manualmente e com muito cuidado. Não pode haver bolsas de ar e a área onde o hormônio foi aplicado deve estar bem coberta.
Como você pode ver, uma vez que a decisão de produzir castanhas híbridas é tomada no viveiro, leva 6 anos para vender a primeira planta. Não há dúvida de que a profissão de enfermeiro é para pessoas com uma certa dose de paciência.
Você se atreve a experimentar as castanhas?
Comprar castanhas em calda
No nosso viveiro, também temos uma seção de alimentos naturais fabricados na Galiza, onde você pode comprar outros feitos com castanhas, como geléia de castanha, creme de castanha e outros produtos galegos.
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades