Avelã é uma planta adaptável a diferentes condições climáticas e do solo. Ainda assim, prefere climas frios e altitude média.
Avelã, árvore frutífera com frutas saborosas e nutritivas, avelãs.
Existem teorias diferentes, mas uma delas coloca a origem da avelã na Anatólia e na Grécia. Por outro lado, muitos pesquisadores afirmaram que os gregos foram os que mais contribuíram para a expansão de seu cultivo.
Por centenas de anos, nos tempos antigos, o cultivo de avelãs foi limitado à região do Mediterrâneo e do Mar Negro. A partir dessas áreas, seu cultivo foi gradualmente estendido para outras partes do mundo, como Austrália, Estados Unidos ou África do Sul.
Na Espanha, há evidências de seu cultivo em Tarragona e exportação de avelãs dos portos de Barcelona e da própria Tarragona nos séculos XIV e XV.
As Astúrias também são uma boa terra para as avelãs, onde crescem espontaneamente e das quais as avelãs também foram exportadas no século XIX.
Clima e solo necessários para as avelãs
Avelã é uma planta adaptável a diferentes condições climáticas e do solo. Ainda assim, prefere climas frios e altitude média. Ele não tem medo do frio, pois pode suportar temperaturas congelantes de até 15 graus abaixo de zero. Isso ocorre quando a planta está em repouso, ao contrário do momento da floração, onde as flores não devem sofrer temperaturas abaixo de 6 graus abaixo de zero para preservar sua viabilidade.
Os requisitos de hora fria de avelã geralmente variam entre 700 e 1.200 horas frias.
Uma certa umidade ambiental favorece o crescimento vegetativo, mas não no período de fertilização das flores e formação de avelãs, onde a umidade mais baixa evita doenças fúngicas.
A avelã se defende bem em diferentes tipos de solos, sendo uma planta muito rústica e resistente. Devemos fugir de solos muito pesados, que são facilmente inundados ou que não retêm água.
Para insistir no tema do alagamento, a asfixia das raízes pode ser um fator limitante para o cultivo da avelã.
Não é exigente em termos de fertilidade do solo, embora seja uma terra com poucos nutrientes, a avelã é capaz de encontrar seu alimento.
Polinização por avelã
A avelã é polinizada em grande parte pelo vento, é uma planta anemófila e é favorecida pelos anos em que o vento é o protagonista.
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades