As macieiras são uma das árvores frutíferas mais antigas. De fato, eles afirmam que ele já estava no Paraíso, lembre-se do momento em que Eva ofereceu uma maçã a Adão! Em que confusão nossas macieiras entraram :-) Independentemente disso, considera-se que já havia macieiras na pré-história, como visto em restos arqueológicos encontrados em escavações da era neolítica.
Macieiras
As macieiras são uma das árvores frutíferas mais antigas. De fato, eles afirmam que ele já estava no Paraíso, lembre-se do momento em que Eva ofereceu uma maçã a Adão! Que bagunça nossas macieiras têm :-)
Independentemente disso, considera-se que já havia macieiras na pré-história, como visto em restos arqueológicos encontrados em escavações da era neolítica.
A "macieira doméstica", uma árvore frutífera da família Rosaceae, tem o nome científico Malus domestica.Talvez as maçãs tenham sido uma das primeiras frutas consumidas pelo homem na natureza, além de uma daquelas que começaram a crescer antes. ser cultivado.
História da macieira
A origem exata da macieira é desconhecida. Alguns autores sugerem que vem das montanhas do Cáucaso, enquanto outros se referem ao Malus sieversii (Ledeb) de 15 ou 20 mil anos atrás na Ásia Central.
As macieiras viriam do Oriente Médio para a Europa, evoluindo para a cultura greco-romana. Nos anos 800 aC, Hesíodo já falava da maçã. Embora sua origem seja selvagem, o homem acabou cultivando-a para aperfeiçoá-la e levá-la em suas migrações pela Europa, África e Ásia.
Grandes avanços na seleção de variedades de maçã ocorreram no tempo dos romanos; de fato, a motoniveladora Matios, nos dias de Júlio César, alcançou excelentes macieiras. Os romanos da época queriam alcançar a imortalidade comendo maçãs, parece que estavam convencidos de que esse era um dos benefícios das maçãs. É evidente que eles não tiveram sucesso, mas, entretanto, desfrutaram de seu sabor e nutrientes
A maçã foi introduzida na Espanha por árabes e romanos. Mais tarde, os espanhóis trouxeram o fruto da macieira para a América para espalhá-lo por todo o continente. Lá, novas variedades de macieiras nasceriam com base na seleção das melhores características. Muitos deles são consumidos hoje: Red Delicious, Golden Delicious e a Australian Granny Smith. Hoje, estima-se que existam entre 5.000 e 20.000 variedades de maçãs, embora muito menos esteja sendo comercializado.
Atualmente, a Espanha é um dos principais países produtores de maçã, com 40% da produção nacional proveniente da Catalunha. São cerca de 45 mil hectares plantados com macieiras que dão origem a 780 mil toneladas de frutas por ano. Isso ocorre porque se adapta facilmente a diferentes solos e climas, mais facilmente para o cultivo em larga escala em países com climas predominantemente frios.
Curiosidades da maçã
A maçã é a fruta que é mantida por mais tempo à temperatura ambiente, embora se você a cortar ou morder, deve consumi-la imediatamente para que não “enferruje” devido à ação do oxigênio nos fenóis. Você quer conhecer algumas das muitas curiosidades que cercam essa fruta deliciosa?
A teoria da gravidade de Newton nasce de uma maçã
Newton criou a teoria da gravidade quando estava sentado à sombra das macieiras que tinha em sua horta procurando uma nova teoria. A certa altura, ele se perguntou: por que essa maçã sempre cai perpendicular ao chão?
Ele descobriu que a causa disso era uma força, a mesma força que mantinha a Lua em órbita com a Terra e que nos mantinha na Terra. É a força que causa quando lançamos um objeto para fazer uma parábola, que pode ser descrita com uma equação matemática.
A esse respeito, uma curiosidade que não devemos perder é que a primeira imagem da Apple, quando foi fundada, em 1976, foi projetada em colaboração com Roland Wayne. Era um homem lendo debaixo de uma árvore com uma maçã em referência a Newton. Mais tarde, veio a famosa maçã mordida da Apple.
A maçã não era a fruta proibida
A maçã é uma iguaria deliciosa para muitas pessoas; no entanto, era conhecida anteriormente como fruta proibida no paraíso, embora na realidade seja mais provável que a fruta proibida de Adão e Eva não fosse exatamente a maçã.
Deus os proibiu de comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; e embora seja suposto que seja uma maçã, a fruta não está especificada na Bíblia e pode muito bem ser um figo por referências posteriores.
Mas Adão e Eva se alimentaram do fruto proibido e desobedeceram a Deus. Com isso, eles conheceram o mal depois que a serpente tentou Eva. Ela mordeu essa fruta agradável que muitos identificam como a maçã e a deu ao marido. Em punição, eles foram expulsos do paraíso.
O que é a macieira da discórdia?
Hoje, geralmente nos referimos à macieira da discórdia como um assunto, coisa, pessoa ou situação menor que pode levar a uma grande disputa. A maçã da discórdia é, portanto, a pessoa que provoca intencionalmente desacordos, disputas ou discrepâncias de opiniões em um lugar, grupo ou onde quer que seja.
Mas a origem desse termo remonta à mitologia grega, quando a deusa Eris a propôs "pelas mais belas" no casamento de Peleu e Tétis. Isso deu origem a uma disputa entre Hera, Athena e Afrodite, o que levou à famosa Guerra de Troia.
Você poderia morrer consumindo maçãs? As maçãs são boas?
Embora em Branca de Neve a rainha má envenene o protagonista da história com uma maçã, a verdade é que é altamente improvável que morra consumindo maçãs.
Poucas pessoas sabem que, embora a maçã não seja tóxica, suas sementes têm ácidos que combinados com sucos gástricos produzem cianeto. Isso não levaria à morte de pessoas que comem sementes de maçã, obviamente, pois para fazer isso, você teria que comer uma quantidade muito grande e voluntária de sementes de maçã. Mas dá alimento para o pensamento.
O que é interessante notar é que a maçã tem muitas propriedades benéficas para a saúde das pessoas. É antiácido, anti-inflamatório do sistema digestivo, laxante suave, adstringente, purificador, diurético, hipotensor, anti-catarral, hipotensor, antipirético, sedativo, antidiabético e anticâncer, entre suas muitas virtudes.
Além disso, é um alimento com calorias negativas, o que significa que você gasta mais calorias do que a própria maçã, o que é uma boa ajuda para pessoas que desejam perder peso com saúde. Também possui muitos benefícios em seu uso externo.
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades