Os marmelos, diferentemente de outras frutas, não podem ser ingeridos sem pré-cozimento; não há ninguém para se livrar do quão adstringente e duro eles são. Para seu consumo, é essencial um longo cozimento, no qual geralmente é adicionado açúcar, o que melhora sua conservação e sabor.
Marmelo, Cydonia oblonga
O marmelo é um fruto da família Rosaceae, como as macieiras e as pereiras. Pertence ao gênero Cydonia, no qual existe apenas uma espécie, Cydonia oblonga. Em todo o mundo, existem algumas variedades em diferentes continentes, como América, Ásia e Europa.
É considerado um fruto nativo da Ásia, onde ainda é possível ver espécimes selvagens das quais derivam as variedades que cultivamos hoje.
Os marmelos, diferentemente de outras frutas, não podem ser ingeridos sem pré-cozimento; não há ninguém para se livrar do quão adstringente e duro eles são. Para seu consumo, é essencial um longo cozimento, no qual geralmente é adicionado açúcar, o que melhora sua conservação e sabor.
Cultivo de marmelo
É uma árvore frutífera fácil de cultivar, não apresenta dificuldades de adaptação na maioria dos climas da Península Ibérica.
Ele suporta sem problemas as baixas temperaturas do inverno e os fortes aquecimentos do sul da Espanha no verão. Ao mesmo tempo, é muito pouco exigente em termos de solos e é capaz de desenvolver e dar frutos em solos onde outras árvores frutíferas não prosperariam.
É uma das árvores de fruto mais gratas, produzindo mesmo se for abandonada e com pouca ajuda da poda e fertilização, você terá uma grande produção de marmelos.
O marmelo é autopolinizante, ou seja, você não precisa ter nada além de uma única planta para dar frutos, já que as flores são hermafroditas.
Colheita de marmelo
Durante o outono, quando entramos no inverno, os marmelos amadurecem. Essa maturidade é reconhecida, na medida em que seu aroma aumenta e desaparece ou desaparece com mais facilidade, a camada de floração que eles apresentam na superfície da fruta.
Os frutos devem estar secos no momento da colheita para melhor preservação. Uma vez coletados, eles permanecerão na geladeira por vários meses. Caso contrário, você pode procurar um armazém escuro, fresco e seco.
Uso do marmelo na história e hoje
Seus frutos são utilizados para a alimentação humana há milênios, uma vez que os romanos e os gregos a usavam na cozinha, existem várias receitas que chegaram até nós graças a alguns livros da época.
Hoje, é usado principalmente para fazer carne doce ou marmelo. Outros usos são para geléias, compotas, molhos e muitas sobremesas.
Não o coma cru, ele tem muitos taninos que o tornam tremendamente adstringente, você sempre deve cozinhá-lo.
Propriedades nutricionais do marmelo por 100 gramas
- Proteínas: 0,41 gr.
- Carboidratos: 7,32 gr.
- Fibra: 2,90 gr.
- Cálcio: 11 mg.
- Ferro: 0,60 mg
- Potássio: 184 mg
- Zinco: 0,20 mg.
- Sódio: 2,10 mg
- Magnésio: 8,30 mg
- Fósforo: 19 mg
- Vitamina B1: 0,04 mg
- Vit B2: 0,04 mg
- Vit B3: 0,22 mg
- Vit B5: 0,09 ug.
- Vit B6: 0,03 mg
- Vit B9: 4 ug.
- Vit C: 15 mg
- Vit E: 0,79 mg.
Não tem colesterol e poucas calorias!
Se você quiser comprar marmelo orgânico, pode visitar nossa seção de alimentos na Galiza Natural:
Marmelo doce orgânico
Opiniões de nossos clientes
Receba nossas novidades