Plantas Sorbus torminalis, conhecidas como sorveira selvagem, pera da montanha ou planta bigode. Esta espécie de árvore caducifólia pode atingir alturas de até 20 metros e produz frutos ou bagas comestíveis característicos. Espécies catalogadas como flora protegida nas comunidades da Andaluzia, Extremadura, Madrid, Castelas, Valência, Múrcia e no nosso país vizinho Portugal.
O Sorbus torminalis é uma árvore caducifólia com uma copa bastante estreita ou piramidal, podendo atingir facilmente os 20 metros de altura.
O seu tronco é castanho-acinzentado, com ramos jovens em tons acinzentados ou avermelhados e sem pelos.
As suas folhas são simples, alternas e com margem serrilhada e canto muito comprido. O topo das folhas é verde e a parte inferior quase sem pelos, mais pálida que o topo e sem o tomento denso que caracteriza os outros bigodes.
Floresce entre abril e julho em numerosos grupos de pequenas flores brancas.
A sorveira selvagem ou Sorbus torminalis produz frutos maduros acastanhados, de forma oval e de tamanho semelhante a uma azeitona.
Os seus frutos maduros são doces e comestíveis, costume mais comum nos países da Europa Central. As frutas verdes eram consumidas antigamente para curar a disenteria (doença inflamatória do intestino) porque são muito adstringentes.
É uma espécie que prefere um local com sol e necessita de sentir o passar das estações: calor, frio, chuva, vento… Ou seja, não é adequado para cultivo dentro de casa.
Tolera bem o frio e as geadas pouco prolongadas, suportando temperaturas mínimas de -18ºC.
Proporciona uma rega variável de acordo com as estações e necessidades hídricas, mais frequente no verão, mantendo o substrato húmido, e menos frequente no resto do ano.
É adaptável a diferentes tipos de solo embora prefira solos húmidos, frescos, férteis e profundos.
É uma espécie que se utiliza principalmente de forma ornamental em jardins ou pequenos grupos, embora também seja utilizada para a produção de frutos próprios para consumo humano e para aproveitamento da sua madeira.
Em geral aparece disperso nos bosques de carvalhos, carvalhos, pinheiros e azinheiras, sem formar povoamentos densos, ocupando zonas claras, margens e matagais onde os solos são húmidos e frescos.
A sorveira-brava atinge os 1.300 metros de altitude e habita quase toda a Península, excepto o sudoeste.
Está catalogada como flora protegida nas comunidades da Andaluzia, Castelas, Extremadura, Madrid, Múrcia, Valência e Portugal.
Muy buena atención al cliente por parte de esta empresa. Recomendable.
Belle plante, godet bien rempli. La motte est bien faite.
Como funcionam as avaliações e classificações?
As opiniões e avaliações dos produtos são feitas principalmente por clientes registrados que compraram o produto. essas opiniões aparecem com a marca "compra verificada". Em qualquer outro caso não esta marca aparece. A valorização do produto, de 5 estrelas, é obtida com a média de todas as revisões publicadas do produto. Para garantir que o informação é útil para outros clientes, comentários e classificações, como sejam positivos ou negativos, são publicados após validação prévia.